PROJETO TRANSFORMAÇÃO EM AÇÃO

COPA DO MUNDO (ABRIL A MAIO 2014)

PROFESSOR(A) : Rosa - Educação Física
PROFESSOR (A): Catarine - Informática

PLANEJAMENTO

1) CURIOSIDADES DOS ALUNOS

                      ->   O  Esporte contribui para o desenvolvimento emocional e social.
                  ->     A Prática Esportiva pode criar hábitos que melhoram o rendimento escolar e a qualidade de vida.
                   -> Pensar e assegurar que a Educação Física como um direito de todos, como uma questão de saúde-educação, corrobora para a formação de uma sociedade mais pacifica na medida em que pode estimular a integração, participação, a cooperação, e a solidariedade entre pessoas de uma mesma escola, mas também de outros povos, culturas, uma vez que a escola se envolve em projetos de integração locais, regionais, nacionais ou internacionais.

2) O QUE VOCÊ QUER FAZER?

         Utilizar valores que podem ser trabalhados no esporte, tais como a autoestima, a perseverança, a solidariedade, o respeito, a motivação e os hábitos saudáveis, de forma a oferecer informações, subsídios, e sugestões de pesquisa e aproveitamento de acordo com as reais necessidades locais da escola.

3) COMO VOCÊ QUER FAZER?

             Aproveitar a Copa do Mundo para animar a Escola e os Alunos a participar deste projeto, no que diz respeito à incorporação de valores individuais e sociais, bem como os comunitários (realização de jogos: família + escola) na prática esportiva. Utilizar a Informática (vídeos,apresentações eletrônicas, pesquisas online, debates online, fóruns) para o desenvolvimento de atividades dinâmicas em sala de aula.


Aprender Valores e exercê-los durante a Vida.

         Alguns dos principais desafios das escolas são ensinar crianças e jovens a serem perseverantes, companheiros e solidários com aqueles que têm maior dificuldade; terem respeito com aqueles que são diferentes e disposição para colaborar com o desenvolvimento de projetos para o bem comum. Em muitas ocasiões, a importância atribuída à aprendizagem de disciplinas acadêmicas e sua avaliação tem superado a 
educação em valores, que tende a não ter a relevância que merece. por conta disso, grande parte dos alunos pode pensar que, por não serem avaliadas, tais habilidades são menos importantes para boa parte dos professores. No entanto, a aprendizagem de valores cívicos é imprescindível, principalmente porque  em boa parte das relações sociais ainda se destaca o conflito, a violência, o enriquecimento  ilícito, a exclusão dos mais frágeis, as desigualdades de oportunidades, a falta de responsabilidade e o individualismo.  Diante deste cenário, a escola tem que oferecer um modelo formativo e de convivência que procure desenvolver, nas futuras gerações, atitudes positivas.No entanto, esta não é uma tarefa fácil. por um lado, é preciso ir contra a corrente e enfrentar os valores sociais dominantes contrários ao que a escola pretende desenvolver; por outro, é necessário criar novas alternativas para que a educação em valores ocupe um papel relevante nos projetos educativos e no tempo escolar.  
       Mas como fazê-lo? talvez uma primeira perspectiva sugira que as escolas adotem critérios responsáveis, justos, participativos e solidários, para que toda a comunidade educativa se sinta comprometida em alcançar estes objetivos compartilhados. uma segunda linha seria a de incorporar a educação em valores na prática de todos e cada um dos professores, de tal maneira que o ensino de sua disciplina sempre a considere  no processo de formação de seus alunos. uma terceira perspectiva ainda seria a de criar oportunidades para que os alunos possam vivenciar os valores aprendidos em ações determinadas, tais como, iniciativas solidárias, colaboração com a comunidade, cuidado com o meio ambiente, entre outras.
         Sendo assim o esporte, por provocar enormes paixões, pode ser um excelente mote para a aprendizagem  de valores. por isso, propomos este projeto  como atividade preparatória para a  copa do Mundo a ser realizada no Brasil em 2014. 
             A prática de atividade física traz inúmeros benefícios, sendo importante fator no combate  a uma série de doenças físicas, como a obesidade, os problemas cardíacos, a má circulação  sanguínea, a diabetes, o estresse, a depressão, os distúrbios do sono, entre outras. Além  disso, o esporte contribui para o desenvolvimento emocional e social, pois sua prática  regular melhora a autoestima, o autocontrole, afasta o desejo pelo uso de drogas, amplia  os círculos de amizade e os vínculos sociais, podendo ser um importante fator de inclusão  social. por tudo isso, o esporte é considerado um direito assegurado, uma vez que contribui  para pleno exercício da cidadania. 
            O Estatuto da criança e do Adolescente (ecA), em seu Art. 4°, diz que:

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder 
público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos 
referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao 
lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade 
e à convivência familiar e comunitária.

          Tido como disciplina obrigatória na educação Básica (parágrafo 3º do Art. 26º), a atividade  esportiva é um espaço curricular em que o aluno pode aprender a se conhecer, se relacionar, a ter disciplina e adotar hábitos saudáveis que irão impactar tanto em seu rendimento escolar, quanto na sua qualidade de vida.

Terça-Feira - Dia 08/04

Turma 81

 Tema: Hábitos Saudáveis


O cuidado com a saúde na infância e na adolescência é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano.  por isso, aprender a ter hábitos saudáveis permite o crescimento e desenvolvimento de maneira harmônica. estes hábitos têm  a ver com uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos regulares e  também estão relacionados a outros fatores, tais como:

A necessidade do descanso: manter horários de sono, de descanso regular e suficiente para cada etapa do desenvolvimento, evita a perda de concentração, o cansaço e a irritabilidade;

os ambientes limpos e arejados: doenças respiratórias, auditivas ou infecções de uma maneira geral podem ser provocadas pelo convívio em ambientes insalubres, mal ventilados ou sujos. cuidados com a limpeza e a permissão da entrada direta da luz do sol são cuidados que podem fazer a diferença na prevenção e tratamento de várias doenças;

A higiene corporal: manter hábito saudável é cuidar do corpo, por dentro e por fora. não consumir drogas, como o tabaco e o álcool, é importante para ter uma boa saúde, assim como manter a higiene corporal diária. Muitas doenças são transmitidas pelas mãos, que devem estar sempre limpas;

A saúde mental: este aspecto tem relação com a imagem corporal adequada, a autoestima e a ausência de estresse no dia a dia. A saúde desses aspectos protege de enfermidades mentais, tais como anorexia, bulimia, depressão ou estresse, entre outras.

A adequada relação com o contorno social: se refere a viver e compartilhar com seu entorno social, amigos, família, escola e outros, de maneira respeitosa as formas de conveniência, conhecendo seus direitos e deveres com sua família e comunidade.


Informática: 
Recursos da WEB


Vídeo:

Blog de esporte, informação sobre saúde e esporte:


Informação sobre a pirâmide Alimentar: 



Atividades: Hábitos Alimentares e Pirâmide Alimentar:

OBJETIVOS:

conhecer os diferentes conceitos de saúde contidos nos hábitos saudáveis;
incentivar a prática de hábitos saudáveis na vida cotidiana.

BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Depois de ler o texto, completar o quadro, segundo os conceitos de bem-estar. A segunda atividade é elaborar uma dieta saudável de uma semana e refletir sobre seus próprios hábitos alimentares. Observar o cardápio dos jogadores de futebol da COPA DO MUNDO e como isso influencia na disposição e no trabalho deles.

METODOLOGIA

Para a atividade “hábitos saudáveis”:

ler e debater o TEMA
completar o quadro disponibilizado na apostila do site, utilizando também os conceitos revisados  anteriormente.

Para a atividade “Pirâmide alimentar”:
No trabalho com a pirâmide alimentar, a ênfase pode ser para a importância da dieta  equilibrada e para os benefícios de uma alimentação saudável, o aluno ainda pode usar a dieta dos jogadores da COPA DO MUNDO. Falando sempre de maneira positiva, leve, evitando enfatizar casos pessoais de alimentação inadequada, quer seja por obesidade, quer seja por magreza excessiva.


Turma 82

 Tema: Hábitos Saudáveis










Turma: 63

TEMA: AMIZADE

Ingressar em uma prática esportiva pode ser não só o começo de uma vida mais  saudável, mas também de novas amizades. Geralmente procuramos fazer a atividade que nos dá mais prazer. Mesmo quando ela é solitária, como a corrida ou a natação, encontrar pessoas que praticam o mesmo esporte, no mesmo horário e local, promove o clima certo para o início de um relacionamento à base de troca de conhecimentos, cooperação e estímulo mútuo em busca do melhor resultado, podendo surgir desses encontros amizades para toda a vida. 
Além disso, quando os atletas participam de grandes eventos internacionais, são eles os verdadeiros embaixadores de suas nações e, desta maneira, estreitam-se laços de amizade entre os países também. nesse sentido, o esporte ajuda a derrubar as barreiras que muitas vezes são erguidas em torno de um povo, de uma cultura ou de um governo.dentro de equipes ou até mesmo como praticante de algum esporte, o companheirismo surge como vínculo entre os esportistas, que são levados a confiar um no outro, muitas vezes pelo simples fato de compartilharem vivências, situações e sentimentos comuns.
Fazer amizades nos faz crescer como pessoas e valorizar a nós mesmos e aos demais, melhora a nossa autoestima, traz confiança e uma motivação que nos leva adiante. Na etapa da vida em que se é estudante, a amizade tem uma enorme importância também, justamente por estabelecer vínculos sociais positivos fora do grupo familiar. O esporte é um poderoso formador de comportamentos, de companheirismo sincero e de participação


Informática: 
Recursos da WEB

Jogos da Amizade:


Jogos da Amizade (conteúdo em espanhol):


Olimpíada da Amizade ou torneio da amizade (conteúdo em espanhol):


Jogos, esportes e cooperação:


Notícia sobre a força da amizade impulsionando triatletas:



ATIVIDADE: PESQUISA NA INTERNET

Pesquisa: Jogos da Amizade.

OBJETIVO:

Estudar a história dos Jogos da Amizade e das olimpíadas de los Angeles.

JOGOS DE AMIZADE

Os Jogos de Amizade foi um evento esportivo organizado pela então união soviética e outros países que haviam decidido não participar dos Jogos olímpicos de los Angeles, nos EUA, no mesmo ano de 1984, quando o mundo vivia o período histórico chamado de Guerra Fria (1945 – 1991). As competições se realizaram em nove países diferentes e o evento tinha o lema “esporte, Amizade e paz”.

METODOLOGIA

Ler o texto sobre os Jogos da Amizade e fazer uma pesquisa sobre o tema. Após a pesquisa, responder as questões propostas. Os alunos podem trabalhar em duplas ou trios.

TEMPO ESTIMADO

Aproximadamente 50 minutos de trabalho.

AVALIAÇÃO

Observar a postura de cooperação nos grupos, a participação de cada aluno e considerar  o resultado da pesquisa.

ATIVIDADE: PORTAL DA AMIZADE

OBJETIVO:

Mostrar que é possível vencer qualquer obstáculo com cooperação e união. 

BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugerir a formação de duas equipes antes de explicar a atividade, que consiste em passar por um “portal”.  todos os membros da equipe precisarão passar pelo portal de forma  a explorar todos os vãos possíveis, inclusive os mais estreitos e mais altos sem utilizar escadas ou outros equipamentos. A única ajuda permitida é a dos outros participantes.

METODOLOGIA:

Em um ambiente externo, monte um portal com diferentes tamanhos de abertura, em alturas variadas. para isso, você pode usar o espaço entre duas ou mais árvores, colunas ou postes, por exemplo, e ir demarcando os vãos, preferencialmente de diferentes tamanhos e distância do solo, com barbantes, panos, cordas, pneus, mesas etc. Quanto mais variado, melhor. Regular o grau de dificuldade pela idade da turma. os times deverão se transpor de um lado para outro, de forma que todos os vãos sejam utilizados e todos os participantes passem por alguma das frestas ao menos uma vez.  se houver mais participantes do que espaços possíveis de transposição no portal, eles devem continuar explorando de forma que todos os espaços sejam utilizados também na segunda passagem. Sortear a equipe que irá começar. Cronometre cada partida. 
Ganha a equipe mais rápida na somatória dos dois tempos. escolha juízes para validar as partidas. eles não devem permitir que os participantes encostem no portal a ponto de balançar a sua estrutura. se possível, monte dois portais, para que as equipes possam competir ao mesmo tempo. 

TEMPO ESTIMADO:

 20 a 30 minutos.

AVALIAÇÃO: 

Comentar com os alunos como fizeram para resolver a situação problema, quais foram as maiores dificuldades e o que fizeram para resolvê-las. leve em conta o grau de motivação, companheirismo, cordialidade e o jogo limpo entre os participantes. também avaliem a capacidade de resolver a situação-problema em equipe e a estratégia que utilizaram.

Quinta Feira- Dia 10/04

Turma 82s

Tema: Respeito/ Pobreza e Esporte/ Solidariedade



Respeito


Respeitar significa reconhecer e cuidar do outro para não afetar a sua integridade. Devemos respeitar a nós mesmos, as pessoas com as quais nos relacionamos direta ou indiretamente, independentemente de sua nacionalidade, raça, credo ou condição social. devemos respeitar, portanto, culturas e povos, mas também o meio ambiente e o planeta em que vivemos. 
Ao longo da vida, aprendemos como devemos atuar em cada um dos contextos sociais em que nos desenvolvemos. Assim vamos aprendendo alguns “esquemas de ação” que colocaremos em prática nos diferentes âmbitos em que nos encontramos. Aprendemos como atuar com aquelas pessoas que passam pela nossa vida, nossos pais, nossos amigos, alguns de nossos professores e nossos ídolos marcam nossa forma de ser. Aprendemos a respeitar os demais respeitando o entorno e sendo respeitado nas diferentes situações da vida.O esporte, desde cedo, quer seja ele praticado dentro ou fora do ambiente escolar, 
pode ser uma excelente oportunidade para se aprender a respeitar e se fazer respeitar, não só para os resultados relativos à conduta disciplinar ou acadêmica, mas também pela formação de pessoas que, de fato respeitem-se, umas às outras. 


Informática: 
Recursos da WEB


Artigo sobre respeito e companheirismo no esporte:

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/educacao-fisica-424006.shtml

Informações gerais sobre esporte e cidadania: 

http://esporteescolarsb.blogspot.com.br/

Informações sobre a modalidade esportiva Voleibol sentado:

http://www.cpb.org.br/modalidades/voleibol-sentado/38


Site do comitê olímpico Brasileiro: 

http://www.cob.org.br/



ATIVIDADE: Jogo de Representação

OBJETIVOS:
conhecer as condições que implicam em respeitar os outros;
Valorizar o respeito como uma característica positiva no esporte;
incentivar o respeito, apesar das diferenças.

BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Realizar um jogo de representação e comentar a experiência.

METODOLOGIA:

Encontrar um espaço onde os alunos possam caminhar livremente.  este ambiente pode ser na sala de aula, em um pátio ou em uma quadra. Distribuir etiquetas para os seus alunos com características, tais como  vagabundo, milionário, cego, imigrante, idoso, atleta etc.eles devem escolher uma ao acaso e não contar a ninguém o que está escrito.O jogo é interpretar o que sugere a etiqueta, sem falar uma só palavra, apenas utilizando a linguagem corporal, o que irá exigir mais concentração e interpretação.cada jogador deve, além de interpretar o seu personagem, tentar descobrir quais são os personagens do maior número de jogadores.
depois de um determinado tempo, peça para os alunos sentarem em formato de semicírculo e conversarem sobre a experiência.

TEMPO ESTIMADO:

 5 a 7 minutos.

AVALIAÇÃO:

Considerar os comentários da experiência, no semicírculo, como avaliação. os sentimentos ou emoções que experimentarem durante a representação pode apontar informações sobre a reflexão que fizeram sobre o tema respeito.É indispensável realizar um registro de observação onde se anote as respostas dadas pelos alunos, suas reflexões e comentários sobre o tema.


Pobreza e Esporte

A pobreza é um termo comparativo utilizado para descrever uma situação em que se encontra parte da sociedade, e que é percebida como escassez ou falta de artigos de primeira necessidade, como, por exemplo, alimento, moradia, educação, saneamento básico e água potável. Geralmente, os motivos que originam a pobreza são, entre outros, nível muito baixo de escolarização, reflexos do colonialismo, falta de emprego, etc. o critério mais aceito para determinar a linha da pobreza, sugerido pelo Banco Mundial, é a renda de um dólar por dia.
A pobreza se concentra principalmente em países em desenvolvimento, configurando o mapa-múndi da seguinte maneira: as regiões da Ásia e do pacífico são as zonas onde há mais fome e pobreza com quase 642 milhões de pessoas; na África subsaariana são 265 milhões; 503 milhões na América latina e caribe; 42 milhões na África do norte e 15 milhões nos países desenvolvidos. estas cifras são aproximadas, já que a pobreza é um índice que pode apresentar variações diárias.O problema é complexo. não há pobreza simplesmente porque falta alimento ou pela diminuição de sua produção, já que em nível mundial, há alimento suficiente para abastecer toda a população do planeta. A grande maioria não pode comprar alimentos básicos para sobreviver ou não pode trabalhar em sua produção por falta de recursos e condições.Um mundo mais equitativo é possível se houver a colaboração de todos. uma forma de fazê-lo é por meio do esporte, organizando atividades de ajuda aos mais vulneráveis, como, por exemplo, promover espaços para o desenvolvimento do esporte nessas comunidades. O esporte é um importante meio de inclusão social; sua prática, enquanto um direito assegurado por lei, exige do estado a responsabilidade de viabilizá-lo, independentemente do sexo, condição física, etnia, ideologia ou classe social. praticar um esporte proporciona valores na formação pessoal e potencial de autorrealização. 
A tolerância, a cooperação, a integração, o esforço e a busca de excelência são valores característicos do esporte, necessários para seu êxito participativo que repercutem na vida cotidiana.  o esporte pode ser um excelente instrumento de coesão social, de formação em valores mais universais, de melhora da saúde física e mental e de desenvolvimento humano também nas zonas menos favorecidas.

Informática: 
Recursos da WEB


Vídeo sobre superação da pobreza pelo esporte: gari maratonista.


Informações sobre a erradicação da pobreza no mundo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/pobreza

Iniciativa da onu contra a pobreza pelo esporte:

http://www.onu.org.br/em-jogo-contra-a-pobreza-amigos-de-ronaldo-superamtime-de-zidane-por-3-a-2/

Projeto contra a pobreza:

http://www.visaomundial.org.br/

ATIVIDADE: Desenho de Mapa

OBJETIVOS:
conhecer e refletir sobre o tema da pobreza no mundo;
identificar o esporte como um meio de desenvolvimento social;
conhecer e valorizar atividades esportivas no mundo para superar a pobreza.

BREVE  DESCRIÇÃO DE ATIVIDADE

observar o mapa da pobreza e investigar sobre os projetos esportivos desenvolvidos em países com altos índices de pobreza, com o objetivo de superá-la.

METODOLOGIA:

Desenhar, junto com a classe, o mapa da pobreza no mundo e colocá-lo em um local visível na sala de a
Organizar uma exposição das pesquisas realizadas pelos alunos, nas quais buscaram os dados mais relevantes em relação aos projetos esportivos para ajudar a superar a pobreza. É possível visualizar melhor utilizando um mapa, indicando toda região apresentada e discutida em classe com um marcador.

AVALIAÇÃO

A avaliação das atividades é feita por meio da elaboração das fichas dos projetos e sua exposição em classe.

Alunos construindo mapas em 3D, enfatizando o relevo da América do Sul, o Brasil como cidade sede da Copa, e países pobres que o qual existem projetos esportivos.






SOLIDARIEDADE

A solidariedade refere-se ao sentimento de unidade entre pessoas, quando existe a consciência de que a necessidade de oferecer ajuda e ser ajudado é recíproca, numa relação horizontal, em torno de um objetivo comum. O esporte oferece a possibilidade de se trabalhar em muitas ocasiões por meio da integração e da superação. Até mesmo para aquelas pessoas que vivem em situações extremas, o esporte pode, muitas vezes, ser um fator de inclusão social, onde elas podem se realizar pessoal e socialmente, com a convivência com os demais.Em todo o mundo foram criadas organizações de auxílio e inclusão por meio do esporte, 
impulsionando a participação da comunidade e unindo a prática esportiva com a solidariedade. o esporte tem um grande impacto social que pode ser aproveitado em benefício de diversas causas, sensibilizando a população em geral e impulsionando para que mais pessoas participem. 

Informática: 
Recursos da WEB



Vídeo motivacional sobre solidariedade:

http://www.youtube.com/watch?v=n7freKm5bns

ATIVIDADE: Trabalho junto à comunidade

OBJETIVOS:
reconhecer a solidariedade como um valor apreciado na sociedade;
identificar o esporte como um meio para promover a solidariedade;
incentivar a participação das ações solidárias em sua comunidade;
Valorizar o trabalho em equipe em favor de um objetivo comum.67

BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Conhecer a realidade local e realizar uma ação em conjunto com a comunidade por meio do esporte. 

METODOLOGIA:

Formar pequenos grupos de pesquisa para que façam um diagnóstico sobre a comunidade ou comunidade escolar, buscando identificar quais são suas reais necessidades, o que pode ser feito para melhorá-la como, por exemplo, recuperar uma praça para que volte a servir como ponto de encontro e lazer para toda a comunidade. identificar as necessidades entre vários grupos, sendo recomendável que se escolha uma delas para centrar todos os esforços em uma só causa, e organizar eventos esportivos solidários visando divulgar o projeto e agregar parceiros para o projeto. Os estudantes podem fazer cartazes e folhetos para promover o evento esportivo solidário que estão organizando, onde explicarão a causa do evento e o aporte que devem fazer as pessoas envolvidas. uma boa ação solidária é aquela em que todos se reconhecem como pertencentes à mesma comunidade, onde um ajuda o outro e todos aprendem com a convivência.para isso, a distribuição do trabalho em equipe é fundamental.  cada um precisa se encarregar das diferentes atividades com responsabilidade, tendo por exemplo:

A promoção e divulgação do projeto;
A divisão das tarefas, sendo que cada um saiba o objetivo comum e reconheça 
o seu papel no processo;
A análise dos resultados.pode-se destinar um tempo durante a aula para ver os vídeos.
AVALIAÇÃO

A avaliação das atividades pode ser realizada por meio do registro de observação em que se anotam as experiências relatadas por alunos, considerações e comentários relevantes que poderão mostrar o grau de reflexão sobre o tema e sua participação.neste caso, a organização da atividade e seu desenvolvimento oferecem muitos momentos de avaliação. A divulgação do projeto, sua execução e todas as etapas 
podem ser analisadas, já que envolvem múltiplas condições de aprendizagem.

ATIVIDADE: Salve-me com um abraço

OBJETIVOS:
desenvolver o espírito de coletividade, amizade, solidariedade;
trabalhar a lateralidade, domínio do corpo, agilidade.

BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
A atividade é basicamente um jogo de pega-pega, só que ao invés de tocar no pique, as crianças devem abraçar umas as outras para fugir do pegador.

TEMPO ESTIMADO:

Uma aula para a realização do jogo. Além disso, e finalizar a atividade promovendo uma roda de conversa sobre a experiência.

AVALIAÇÃO:

Avaliar o grau de interesse e motivação para realizar a atividade. Reforçar atitudes positivas de trabalho em equipe, como motivação, espírito esportivo, colaboração e solidariedade.


AutoControle



O Autocontrole pode ser definido como a habilidade de regular os impulsos de maneira voluntária, controlando suas próprias emoções, comportamentos e desejos, com a finalidade de obter alguma recompensa posterior, conseguida com o desenvolvimento do equilíbrio pessoal e interpessoal. É mais fácil manejar suas emoções e regular seu comportamento quando se está calmo  e relaxado. no entanto, em momentos de crise, o autocontrole exige um estado de maior reflexão e equilíbrio para evitar situações de violência emocional ou física.
A falta de autocontrole pode ser ocasionada pela baixa autoestima, a insegurança ou a necessidade de aprovação, o que gera estresse e desencadeia pensamentos irracionais  ou impulsivos. Um fator importante para exercitar o autocontrole é a pessoa aceitar e aprender com seus próprios erros podendo, dessa maneira, compreender e aceitar os erros dos demais.


Informática: 
Recursos da WEB


http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/formacao-familia/casal/477 -autocontrole-o-que-e.html

Artigo sobre Artes Marciais e o autocontrole: 

http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/artes-marciais-para-o-autocontrole/265/


Projeto esporte e lazer da cidade e informações gerais: 

http://www.esporte.gov.br/snelis/esportelazer

A capoeira: uma prática genuinamente brasileira:

http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/capoeira.htm

Xadrez para Autocontrole:

http://www.voujogar.com.br/jogos/flash-chess-3/

Artigo sobre o Xadrez Pedagógico:

http://portal.esporte.gov.br/arquivos/snee/cartilhaXadrez.pdf





Atividades: "A Hora H e minhas experiências"

OBJETIVOS:
refletir frente a situações que requerem o exercício de autocontrole; 
identificar manifestações físicas das emoções, favorecendo o autoconhecimento;
utilizar a linguagem como forma de regular as emoções em situações de conflito ou tensão. 

BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Baseando no Tema da Copa do Mundo, usar uma imagem de um jogador cobrando pênalti, comentar a situação, relacionando-a com outras experiências pessoais.

Metodologia:

Para a atividade “a hora h”:

Depois de observar a fotografia da cobrança do pênalti, perguntar aos alunos se já tiveram que passar por esta situação alguma vez.  Pedir para que respondam as perguntas de forma individual.

Para a atividade “Minhas experiências”:

Para discutir as respostas, Formar pequenos grupos de alunos, aproveitando a situação para refletir sobre as experiências pessoais. Ao ler as automensagens propostas, comentar acerca disso e sua utilidade em situações de conflito. Recomenda-se que a elaboração de frases referidas a automensagens se realize de forma individual, para que mais tarde elas sejam lidas em plenária para a classe. Pode-se aproveitar para outras atividades escolares, como, por exemplo, em gramática, para estudar análise sintática.

TEMPO ESTIMADO:

Um período único, dividido apenas por um intervalo de descanso de aproximadamente 10 minutos, para que seja possível levantar a questão e realizar a atividade.

Avaliação:

A avaliação pode ser feita por meio do registro de observação pelos quais se anotam as opiniões dos alunos e os comentários relevantes que eles fazem, os quais revelam o grau de reflexão sobre o tema. Além disso, ao revisar as orações de automensagens, pode-se observar o nível de reflexão e integração do conceito de autocontrole.




Motivação


A palavra motivação provém do latim motivus, que significa “causa e movimento” e pode ser definida como uma série de impulsos, desejos, necessidades ou forças que levam alguém em direção a um objetivo ou propósito, instigando-o a executar determinadas ações persistentemente até alcançá-las. Segundo estudos realizados por diferentes autores, é possível distinguir três tipos de motivação em relação à sua orientação:
Motivações orientadas à melhora pessoal: o objetivo principal é melhorar o próprio rendimento;
Motivações orientadas para a competência: a pessoa se compara a si mesma em relação com as demais;
Motivações orientadas pela aprovação social: a pessoa quer ganhar prêmios, demonstrar sua capacidade aos demais, agradar aos pais.estes estudos indicam que pode existir uma estreita relação entre os diferentes tipos de motivações e a idade: entre 8 e 11 anos predominam aquelas que se referem à melhora na aprovação social; entre 11 e 13 anos se desenvolvem fundamentalmente as relações de competências, e dos 13 aos 17 anos as orientadas às competências e melhoras.Sobre esse aspecto, encontramos dois centros para a origem da motivação:
A motivação intrínseca: uma conduta intrinsecamente motivada é aquela que não tem outro objetivo exceto o próprio prazer ou interesse pessoal em realizá-la, como a necessidade de competir e compartilhar com outras pessoas de mesmo interesse, propor-se um desafio pessoal etc.;
A motivação extrínseca: é uma conduta que está relacionada com incentivos que provém do exterior e que não se encontram dentro da pessoa, como recompensas materiais, poder, ameaça de castigo, entre outras. Fomentar a participação em equipe para conseguir uma meta e o desenvolvimento da autoestima favorece de maneira sólida uma atitude motivada, não só em relação de uma atividade de esporte, mas em todas as outras atividades onde os jovens podem-se desenvolver.

A Motivação no Esporte e no Treinamento

No esporte, o professor ou treinador é um grande motivador e, portanto, sua personalidade, convicção, finalidade e técnicas de motivação são fundamentais para o desenvolvimento das atitudes positivas que motivam o esportista e que o ajudam a alcançar seu objetivo. no entanto, algumas vezes, o treinador pode se deixar levar pelas suas próprias motivações e frustrações, sem considerar, de fato, seus alunos. Assim, nessas ocasiões, estes profissionais parecem querer “inculcar a vitória a qualquer preço”. este tipo de conduta, longe de motivar, produz nos desportistas tamanha rejeição que o fazem abandonar precocemente o esporte.
A melhor forma de motivação que um treinador pode imprimir é o compromisso sincero e entusiasta para se buscar uma meta comum, e, sobretudo, levar em conta a comunicação e o contato direto por meio de conversações, colóquios e discussões. A equipe ou o atleta transmitem a confiança necessária para trabalhar. Além disso, é importante avaliar a perseverança e a autodisciplina dos jovens esportistas.


Informática: 
Recursos da WEB


Assista aos vídeos sobre motivação:

http://www.youtube.com/watch?v=FkpQ3jscJds
http://www.youtube.com/watch?v=qxdmFssihlQ


Artigo: os benefícios do esporte na infância: 

Jogando Juntos: Guia de Mobilização pelo esporte seguro e inclusivo:

http://www.rejupe.org.br/downloads/jornal/guia_rejupe.pdf


Artigo sobre motivação e adolescentes nas aulas de educação Física:

http://www.efdeportes.com/efd105/motivacao-de-adolescentes-nas-aulas-deeducacao-fisica.htm

Atividade: Elaboração de Listas de Situações ou Atitudes

OBJETIVOS:
conhecer elementos que definem a motivação e suas características;
destacar o valor de desenvolver a motivação positiva;
identificar em experiências pessoais elementos de motivação e desmotivação; 
incentivar a capacidade de autoavaliação e reflexão pessoal.
 identificar se a Copa do Mundo desenvolve motivação nos alunos.


BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Elaborar uma lista de situações ou atitudes pessoais motivadoras e outras desmotivadoras em relação a atividades cotidianas. 

METODOLOGIA:

Os vídeos têm a finalidade de apoiar tal conteúdo, embora sua utilização não seja imprescindível. 

TEMPO ESTIMADO:

Aproximadamente 30 minutos para planejar o tema da motivação e iniciar a atividade.

AVALIAÇÃO

A avaliação pode ser feita por meio do registro de observação pelos quais se anotam as opiniões dos alunos e os comentários relevantes que eles fazem, os quais revelam o grau de reflexão sobre o tema.Além disso, a atividade poderá fornecer informações da percepção pessoal sobre o tema da motivação.2

ATIVIDADE: PIQUE BANDEIRA

OBJETIVOS:
socialização e trabalho em equipe;
destacar o valor de desenvolver a motivação positiva no grupo.

BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Formar duas equipes, sendo que cada uma delas tem que conseguir pegar a bandeira da equipe adversária num jogo que envolve estratégia, percepção espacial, agilidade e colaboração.

METODOLOGIA:

Escolher um espaço livre de forma que seja possível demarcar dois campos de tamanhos iguais – quanto mais comprido e estreito o campo, mais difícil fica o jogo.  Cada time deve colocar a bandeira – que pode ser qualquer pedaço de pano ou outro sinalizador – no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo. O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado, no território oposto. o participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário. 

TEMPO ESTIMADO:

A atividade física pode durar o tempo que o grupo julgar adequado, podendo acontecer durante o período de uma aula de educação física, por aproximadamente de 20 a 40 minutos.

AVALIAÇÃO:

Observar a disposição, a postura e a participação de todos durante a atividade. Além disso, os quinze minutos finais podem servir de subsídios para se avaliar o grau de interesse e compreensão dos valores trabalhados.

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